CRM Zen

Distribuição de Lead (Entrada) Versão 1.0


Introdução

Esta API recebe os dados do Lead, e distribui automaticamente para usuários e grupos conforme regras pré-definidas no painel de configuração da Distribuição de Lead.

Obs.: Para envio de contato, sem distribuição automática de Lead, usar a API Contato (Entrada). Clique aqui para ver a documentação

Requisições

A url e o token são gerados na área de Integração do Zen (No topo do CRM Zen, clique no ícone de engrenagem e depois selecione Integração).
Todas as requisições devem conter o parâmetro token (na querystring).
Os dados são uma string JSON válida. Ver modelos mais à frente.

Obs.: Cada requisição recebe uma string JSON com dados de somente um contato.

Obs.: O JSON deve ser encodado em UTF-8

Obs.: O token NÃO deve ser divulgado publicamente em hipótese alguma

Exemplo de requisição com AJAX:

	
    $.ajax({
        url:'{URL}?token={TOKEN}',
        type: 'POST',
        data: JSON.parse({DADOS}),
        complete: function(retorno){
            //RETORNO (VER MENSAGENS DE RETORNO PADRÃO)
        }
    })
    


Exemplo de requisição com PHP:

	
    $ch = curl_init();
    $url = "{URL}?token={TOKEN}";
    curl_setopt($ch, CURLOPT_URL,$url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_POST, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_POSTFIELDS, http_build_query(json_decode({DADOS})));
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    $retorno = curl_exec($ch); //VER MENSAGENS DE RETORNO PADRÃO
    curl_close($ch);
    


Respostas

Todas as respostas estarão no formato JSON.
De modo geral, respostas bem sucedidas retornarão código HTTP 200 OK.


Erros

Obs.: Caso ocorra alguma falha na requisição mantenha uma fila e tente novamente.

Na ocorrência de erros, a resposta será da seguinte forma:

	
    {
    	"Erro" : "Código",
        "Mensagem" : "Descrição do erro"
     }
    


Mensagens de retorno

200 OK
  • Sucesso
400 Bad Request
  • JSON obrigatório
  • JSON Incompleto
  • Erro na estrutura do JSON, JSON Inválido
  • Requisição inválida (Ação inválida. Ações aceitas: Inserir/Editar/Excluir/EditarId.)
  • Dados Inválidos (Avisos)
  • Contatos inválidos (Avisos)
  • Contato não encontrado para edição/exclusão
401 Unauthorized
  • Token obrigatório
  • Token inválido
  • Limite de contatos do plano excedido
  • Contato não inserido, devido à outra requisição em andamento no sistema. Tente novamente.
429 Too Many Requests
  • Você excedeu o número de requisições. Sua última requisição foi em "YYYY-mm-dd H:i:s". Sua próxima requisição estará disponível em "YYYY-mm-dd H:i:s" Obs.: O tempo de espera para a próxima requisição é de 2 segundos.

Obs.: Mesmo não usando todos os parâmetros de cada requisição, é importante não remove-los.

Inserir contato

STRING JSON Padrão para inclusão de contato do tipo Pessoa Física e Pessoa Jurídica:
Ver Modelo

Obs.: Cada requisição recebe uma string JSON com dados de somente um contato.

Obs2.: O código de integração do contato deve ser único.

Obs3.: O nó Segmento pode conter até 30 itens

Obs4.: O nó TipoAutomacao pode conter até 30 itens

Obs5.: O nó Produto pode conter até 30 itens

Obs6.: Caso a origem, segmento, tipo de automação e/ou produto não exista, será criado.

Recomendações

Diferente do modo onde é criado um cadastro da empresa e dentro dela cadastra-se os colaboradores, no CRM Zen o vínculo de um contato com a empresa é feito via tag. Desta forma cada usuário pode dar a inteligência de busca conforme sua necessidade.
Ex: No contato da empresa e colaborador use a tag com o nome da empresa, desta forma basta buscar pela tag “nome da empresa” para achar a empresa e seus colaboradores.
É recomendado o uso de tags.


Parâmetros (Inserir)

Parâmetro Tipo Tamanho Descrição
Acao String 10 Ação desejada (Inserir/Editar) (Obrigatório)
VerificaEndereco String 1 0 (Sem validação de endereço do correios) (Padrão: 0)
1 (Com validação de endereço do correios)
Integracao String 50 Código de Integração do contato (Obrigatório)
Nome String 100 Apenas para Pessoa Física (Obrigatório para pessoa física)
Sobrenome String 120 Apenas para Pessoa Física
CPF String 11 Apenas para Pessoa Física. Sem pontos, barras ou traços
RG String 20 Apenas para Pessoa Física
Sexo String 1 F (Feminino) /M (Masculino). Apenas para Pessoa Física
Nascimento String 12 dd/mm/aaaa. Apenas para Pessoa Física
Razao String 120 Razão social. Apenas para Pessoa Jurídica (Obrigatório para pessoa jurídica)
Fantasia String 120 Nome fantasia. Apenas para Pessoa Jurídica
CNPJ String 14 Apenas para Pessoa Jurídica. Sem pontos, barras ou traços
Tipo String 1 F (Física) /J (Jurídica) (Obrigatório)
Emails String 150 Emails (Até 5 emails com 150 caracteres cada)
Website String 180 Website
Endereco String 120 Endereço
Numero String 20 Número
Complemento String 50 Complemento
Bairro String 100 Bairro
Cidade String 100 Cidade
Estado String 80 Estado
CEP String 10 CEP
Pais String 80 País
Telefone-> Tipo String 20 Tipo do telefone (Tipos aceitos: Residencial, Comercial, Celular, Residencial Fax, Fax, Nextel, Outros, Celular Vivo, Celular Oi, Celular Tim, Celular Claro, Celular Sercontel, Celular CTBC e Celular Conecta)
Telefone-> DDI String 4 DDI
Telefone-> DDD String 4 DDD
Telefone-> Telefone String 24 Número do telefone
Telefone-> Ramal String 20 Ramal
Redes String 120 Redes Sociais com 120 caracteres cada
Campos-> Título String 50 Título dos Campos Personalizados com 50 caracteres cada
Campos-> Valor String 100 Valor dos Campos Personalizados com 100 caracteres cada
Observacao String 500 Observação
Tag String 1000 Tags separadas por vírgula e com 50 caracteres cada
MotorLead Inteiro 1 (Obrigatório)
Origem->Nome String 50 Nome da origem
Origem->Codigo String 50 Código da origem
Segmento->Nome String 100 Nome do segmento
Segmento->Codigo String 50 Código do segmento
TipoAutomacao->Nome String 100 Nome do Tipo de Automação
TipoAutomacao->Codigo String 50 Código do Tipo de Automação
Produto->Nome String 100 Nome do Produto
Produto->Codigo String 50 Código do Produto